terça-feira, 30 de maio de 2017

Instrumentos mágicos



Assim como em outras religiões, alguns objetos são utilizados na bruxaria com finalidades ritualísticas. Esses instrumentos são utilizados para evocar os Deuses, afastar a negatividade, direcionar energia por meio do toque e da intenção. Alguns instrumentos da Bruxa (a vassoura, o caldeirão e varinha mágica) assumiram papéis importantes no folclore e na mitologia contemporâneos.
                                                                  A Vassoura
As Bruxas usam vassouras em magia e em rituais. É um instrumento sagrado tanto à Deusa como ao Deus.
Serve para "varrer energias ruins", limpar o local energeticamente onde será realizado o ritual. Use a vassoura mágica sem encostar no chão , fazendo o movimento como se estivesse varrendo, imagine as energias sendo mandadas embora e deixano o lugar limpo.
Pinte e produza a sua própria vassoura mágica, pode colocar adereços  nela. Seus instrumentos tem que identificar você.Sendo a vassoura um purificador, ela é associada ao elemento da Água. Assim, é também utilizada em todos os tipos de encantamentos com água, inclusive os de amor e de trabalhos psíquicos.

                                                           Bastão ou Varinha Mágica
O bastão é um dos instrumentos mais importantes. Tem sido utilizado há milhares de anos em ritos mágicos e religiosos. É um instrumento de invocação. A Deus a e o Deus podem ser chamados para assistirem ao ritual por meio de palavras e de um bastão erguido. Também é por vezes utilizado para direcionar energia, para desenhar símbolos mágicos ou um círculo no solo, para indicar a direção de perigo quando perfeitamente equilibrado na palma da mão ou no braço de um Bruxo, ou mesmo para mexer um preparado em um caldeirão. O bastão representa o elemento do Ar , e é sagrado para os Deuses.
   
                                                                O Incensário
O incensário é um queimador de incenso. Portanto, o incensário é uma importante peça para rituais internos. O incensário representa o elemento do Ar.
Se não conseguir obter um incensário apropriado, confeccione um você mesmo. Qualquer pote ou taça cheio até a metade c om areia ou sal funciona a contento. O sal ou a areia absorvem o calor do carvão ou incenso e evita que o pote se quebre. Varetas de incenso também podem ser insertas no sal, e pode-se ainda apoiar os cone s em sua superfície. A utilização de incenso em rituais e em magia é uma arte em si só e por si só. Quando nenhum incenso específico for necessário para rituais e encantamentos, use sua intuição e criatividade para determinar a combinação a ser feita.
                                                                 Caldeirão
O caldeirão é o instrumento da Bruxa por excelência. É um antigo recipiente culinário, imbuído em mistério e tradição mágica. O caldeirão é o recipiente no qual ocorrem as transformações mágicas; o cálice sagrado, a fonte santa, o mar da Criação Básica. Os bruxos vêem o caldeirão como um símbolo da Deusa, a essência manifesta da feminilidade e da fertilidade. É também, um símbolo do elemento da Água, da reencarnação, da imortalidade e da inspiração.Idealmente, o caldeirão deve ser feito de ferro, apoiando-se em três pé s e com a boca menor do que sua parte mais bojuda, mas na falta deste use uma panela.
                                                        Faca Mágica  ou Athame
A faca mágica (ou athame) possui uma antiga história. Não é utilizada como instrumento de corte na bruxaria, mas sim para direcionar a energia gerada durante ritos e encantamentos. Raramente é utilizada para invocar ou chamar as deidades, pois é um instrumento de comando e manipulação de poder. É melhor chamar pela Deusa e pelo Deus. A faca é geralmente cega, normalmente de fio duplo e com um cabo preto ou escuro. Na falta de um athame, compre uma faca de cozinha virgem com cabo preto ou escuro e a consagre.  O preto absorve poder.  Esse instrumento está associada ao elemento do Fogo. Sua natureza fálica a associa ao Deus.
                                                       Faca de Cabo Branco

A faca de cabo branco (por vezes chamada de Bolline) é simplesmente uma faca prática, de trabalho, ao contrário da pura. É utilizada para cortar galhos ou ervas sagradas, inscrever símbolos em velas ou na madeira, cera ou argila, e para cortar cordas a serem utilizadas em magia. Normalmente possui cabo branco para distingui-la da faca mágica.
                                                        Bola de Cristal
Bola de Cristal Cristais de quartzo são extremamente populares hoje, mas a bola de cristal de quartzo é um antigo instrumento mágico. Em rituais , os cristais são por vezes posicionados no altar para representar a Deusa. Sua forma (esférica) simboliza a Deusa, assim como todos os círculos e circunferências, e sua temperatura fria (outro modo de detectar cristal genuíno) simboliza as profundezas do mar, o domínio da Deusa. Assim, o cristal pode também ser utilizado para receber mensagens dos Deuses, ou para armazenara energia gerada no ritual. Alguns  bruxos olham fixamente para o cristal para atrair imagens da Deusa ou de vidas passadas. É um objeto mágico tocado pelo divino. Sua exposição periódica à luz da lua, ou o ato de esfregar artemísia fresca em sua superfície, aumentará sua habilidade de ativar nossos poderes psíquicos. Bolas de cristal podem ser o centro de rituais da Lua Cheia.
                                                                O Cálice
O cálice é apenas um caldeirão apoiado num pé. Simboliza a Deusa e a fertilidade, e relaciona-se ao elemento da Água. Apesar de poder ser usado para conter água (a qual está constantemente presente no altar), pode também conter a bebida ritual a ser sorvida durante o ritual.

                                                            O Pentagrama
O pentagrama foi "emprestado" da magia cerimonial. Nesta antiga arte, era geralmente usado como um instrumento de proteção, ou uma ferramenta para evocar espíritos. Na bruxaria, o pentagrama representa o elemento da Terra e é um instrumento adequado à consagração ritual de amuletos, talismãs ou outros objetos. É por vezes utilizado para chamar pelos Deuses e pelas Deusas. Pentagramas também costumam ser pendurados sobre portas e janelas para agir como protetores, ou ser manipulados em rituais para atrair dinheiro devido à sua associação com a Terra.
                                                           O   Sino
O sino é um instrumento ritual de inestimável antigüidade. O toque de um sino libera vibrações com efeitos poderosos de acordo com seu volume, tom e material utilizado. O sino é um símbolo feminino e, portanto, normalmente utilizado para invocar a Deusa em rituais. É também tocado para afastar encantamentos e espíritos malignos, para interromper tempestades ou para evocar energias positivas. Sobre estantes ou acima da porta, eles protegem a morada. Sinos são por vezes tocados em rituais para assinalar seções diversas ou marcar o início ou o fim de um encantamento. Qualquer tipo de sino pode ser utilizado.
                                                         Livro das Sombras
O livro das sombras ou Grimório é um lugar dedicado a fazer as suas anotações mágicas pessoais, ritos, porções, experiencias e tudo aquilo que você julgue importante ter documentado. Deve ser guardado e manipulado apenas por você.
Estes são alguns dos instrumentos utilizados em rituais de bruxaria. Utilizá-los, familiarizando-se com seus poderes e imbuindo-os com sua própria energia, faz com que sua utilização passe a ser natural.
Fonte: Guia Essencial da Bruxa Solitária - Scott Cunningham, texto original, realizado algumas adaptações por mim Fênix Azul e a substituição da palavra Wicca ou Wiccano, por Bruxo ou Bruxaria por não se tratar de um site wiccano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário