quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dança com o Punhal



A dança com punhal representa a morte, a transformação e o sexo. O desafio para a bailarina nesta dança não é a demonstração de técnica, mas sim a de sentimentos.


SIMBOLOGIA DO PUNHAL

O punhal representa o antigo e místico elemento ar, símbolo da força da vida, Para os ciganos o punhal é um simbolo que purifica as energias, e é usado na magia para traçar círculos, exorcizar o mal e as forças negativas, guardar e direcionar a energia durante os rituais.

ORIGEM DA DANÇA

Quase nada se sabe sobre a origem da dança com punhal, uma hipótese é a de que a dança nasceu no Egito, e era uma reverência à deusa Selkis, a rainha dos escorpiões, que tomava justamente a forma de um desses animais e, apesar da periculosidade do escorpião, era uma divindade protetora e curadora que defendia contra a picada de animais peçonhentos, e protegia o trono real.

Outra hipótese é a de que teria sido introduzida na dança pelos ciganos, as gawazees (tribo cigana) utilizavam o punhal como arma de defesa e na execução da dança, elas o usavam para transmitirem mensagens umas para as outras.

Dizem que essa dança também era praticada nos bordéis da Turquia, quando as européias eram escravizadas e levadas aos bordéis (1600-1700); época em que os Mouros raptavam as mulheres a mando do Sultão da Turquia.

Outra idéia é a de que era uma dança realizada para demonstrar status, realizada pela odalisca predileta do sultão para mostrar seu poder às outras mulheres do Harém, provando que ele tinha total confiança nela.


Ela foi vista pela primeira vez sendo executada pela bailarina norte-americana Jamila. Não é considerada folclórica.

A DANÇA


Geralmente a bailarina entra com o punhal escondido na roupa e no meio da dança o retira dançando com ele. Movimenta, manuseia e segura o punhal de diferentes maneiras durante a dança, realizando-se desenhos no ar, sempre tentando dar uma interpretação introspectiva de mistério, de luta, batalha e proteção.

Não há um traje especifico, as cores utilizadas no figurino são preto, roxo, ou azul.

O PRETO: representa justiça, sabedoria e o retorno à terra. No Egito, é símbolo de fecundidade, fertilidade da terra e introspecção. Ele absorve e transmuta as energias negativas, transformando-as em positivas.


O ROXO: é energia transmutadora, que nos conecta aos planos espirituais. Essa é a cor da realeza e, em sua forma mais sublime, vibra com a força da integração e da unidade. Quando sua qualidade intrínseca estiver coligada pela energia psíquica com a visão e intuição, essa cor será o agente do próprio destino.
O AZUL: assinala a entrada nos domínios mais profundos do espírito e uma das suas qualidades mais sutis é a aspiração. Por sua quietude e confiança, promove a devoção e a fé. È uma cor popular associada ao dever, à beleza e à habilidade.
 


Não se dança geralmente ao som de músicas muito animadas ou alegres, como solos de derbak ou músicas folclóricas. Usa-se músicas que tenham um certo ar de mistério para combinar com a mesma. Além disso, não há um ritmo definido para esta dança. Devido ao punhal ser um objeto que representa combate ou defesa, a dança pode acompanhar tal sentimento, ou seja, de alguém se defendendo, numa dança forte, carregada de sentimentos e bem expressiva.

Significado de alguns movimentos com o punhal:

- Punhal com a ponta para fora da mão: a bailarina está livre.

- Punhal com a ponta para dentro da mão: está escravizada, ou comprometida.

  - Punhal no peito: demonstração de amor

- Punhal no meio dos seios com a ponta enfiada no decote: sexo, paixão

 - Punhal na testa com a ponta para baixo: magia

 - Punhal na horizontal da testa: assassino

 - Punhal nos dentes: desafio, destreza

 -Punhal com a ponta no quadril: força feminina

 - Equilibrar o punhal no ventre: destreza

 - Passar o punhal pelo corpo: sedução

 - Bater o punhal na bainha: chamado para o combate

 - Equilibrar o punhal sobre a testa: domínio

 - Desenhar círculos no ar com o punhal: limpeza energética astral

 - Passar a lâmina rente ao próprio pescoço: ameaça de morte.

 - Punhal entre as mãos, sinuoso: Homenagem a alguém da platéia

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=521072214574463&set=a.426962870652065.116369.426948327320186&type=1

Um comentário: