segunda-feira, 22 de maio de 2017

Reiki


Reiki, é uma energia vital universal canalizada pelo reikiano através da imposição de mãos para ajudar em tratamentos de cura do corpo e da alma, ajuda também a equilibrar o chakras.
É composto por três níveis onde é sintonizado e recebido símbolos para o uso de um mestre habilitado.
Não é religião, mas um tratamento holístico.
O Reiki alinha e equilibra todos os 7 Chakras  principais e mais conhecidos mas também todos os outros  Chakras   do nosso corpo, pode ser aplicado a todo ser vivo: homem, animal, ou planta.
Acredita se que a cura pelo reiki é composta por duas partes de extrema importância. 
1º - O terapeuta tem que estar devidamente capacitado e de coração aberto para poder fazer uma canalização efetivas.
2º - Essa pra mim é uma das mais importantes. O paciente tem que além de acreditar nessa energia de cura que não é palpável, mas , ter o merecimento para que a energia flua.
Normalmente o tratamento também é composto por uma mudança de hábitos diferentes dos causadores da doença. 
Conforme o mestre. Mikao Usui nos exite três graus de Reiki que devem ser mantidos intactos em sua essência. Cada nível é ativado por sintonizações e são independentes entre si, ou seja, o aluno que recebe o 1º nível pode parar ou aprender os outros níveis de acordo com sua conveniência.
                                                                                                        
                                                                                                             Tati 100% Mística.                                              

Um pouco de história.
Mikao Usui nasceu em 15 de agosto de 1865 no povoado de Taniai, distrito de Yamagata, pertencente à província de Gifu, no Japão. Por ter estudado e viajado muito, acredita-se ter pertencido a uma rica família japonesa, o que era usual no Japão.
Usui ficou em um mosteiro Zen por três anos, tentando alcançar esta meta trabalhando arduamente em serviços comuns para que houvesse a libertação do ego. Finalmente, procurou um mestre Zen para aconselhá-lo em como alcançar a iluminação e a orientação foi de que a única maneira de se alcançar a iluminação após esses 3 anos de serviços no mosteiro, seria através da experiência da morte.
Decidiu então fazer um retiro por 21 dias, jejuando, cantando, rezando e meditando. Usui foi ao Monte Kurama para morrer.
Em março de 1922, ao fim do seu período de recolhimento, sentiu penetrar em sua cabeça uma poderosa Luz espiritual, experimentando, assim, o Anjin  Ryumei, uma  vivência reveladora. Esta Luz era o Reiki, que chegou sob forma de sintonização. Pelo ocorrido, sua consciência começou a expandir-se mais e mais e ele concluiu que estava possuído por uma força poderosa, porque podia curar as pessoas sem precisar usar sua própria energia para isto.
O Monte Kurama, onde Usui passou por seu "Anjin Ryumei" (estado permanente de Paz) é uma montanha sagrada. Fica perto de Kyoto e é o coração espiritual do Japão, um lugar com vários templos representando uma enorme variedade de divindades. Dizem ser o lugar onde os espíritos da montanha deram os segredos da luta aos samurais.
Após ter tido esta experiência, Usui checou com o abade no mosteiro Zen se o que aconteceu com ele tinha mesmo sido uma iluminação e após a confirmação recebeu a orientação de sair e ensinar e foi o que ele fez.
Ele mesmo diz que enquanto estava sentado lá, teve a sensação de que foi atingido por uma Luz, ficou inconsciente, não sabe por quanto tempo e quando voltou a si ele sentiu seu corpo completamente revigorado, cheio de Luz e que descendo o Monte Kurama ele percebeu que de suas mãos saia uma energia de cura.
Pelo ponto de vista budista, o propósito disto é transmitir para outras pessoas.
Nós não sabemos exatamente que ramo do budismo era praticado por ele. Sabe-se que ele estava num mosteiro Zen e sabe-se que ele está enterrado num túmulo de um cemitério do Budismo Terra Pura.
Em abril de 1922 viajou a Tókio, onde criou a Usui Reiki Ryoho Gakkai (Sociedade do Sistema Usui de Reiki). Abriu uma clínica em Jarajuku nas imediações do belo Meiji Jingu (santuário Meiji) no centro de Tókio e ali começou a fazer conferências e a praticar Reiki.
Usui sensei primeiramente começou a praticar Reiki consigo mesmo, mais tarde com os membros da sua família.

O sistema era sobre dar cura às pessoas, ensiná-las como se curar, prover exercícios e ensinamentos energéticos. A maneira com que Usui fez tais coisas parece um pouco indefinida, baseada em compromisso progressivo de sessões semanais de treinamento, um tanto quanto da maneira como as artes marciais são ensinadas.
Desenvolveu seis níveis de Reiki ou graus de formação, (segundo Fumio Ogawa). Numerou estes seis níveis na ordem inversa da usada no Ocidente. O primeiro nível era o de número seis e o nível superior o de número um. Os primeiros quatro níveis, do seis ao três, correspondem ao que Hawayo Takata ensinava como Reiki I. O correspondente ao Reiki II subdividia-se em duas partes e o último nível, o número um, correspondia ao Reiki III (Mestre), ou grau de Professor (Shihan).
Reiki é uma técnica curativa gentil e poderosa que pode ser passada como presente de uma pessoa para outra, e não é baseada na idéia de gurus ou grande mestre a quem alguém teria que prestar homenagem.
Esse tempo entre a iluminação e o inicio da Gakkai é muito curto, provavelmente ele tenha tido outras experiências no passado, alguns fatores temporariamente somados a esses 3 anos num mosteiro Zen. Ele estava muito bem preparado se realmente pensarmos em 21 dias somente para a iluminação, ele precisaria de muitos anos para integrar tudo isso. Isso não deve ter sido um incidente isolado. Provavelmente tenha tido alguns momentos fortes antes, na vida dele, mas não se sabe nada a respeito ainda.
Usui dizia que seu sistema era totalmente novo e original, que não aprendeu de ninguém e que também não praticava nada para chegar a esse resultado. Só se pode repetir o que ele dizia a respeito, de outro lado sem dúvidas temos coisas similares em todo o mundo.
Dr. Usui ensinou a mais de 2000 alunos e formou 20 professores de Reiki. Faleceu em 9 de março de 1926, aos 60 anos, de uma apoplexia cerebral, enquanto dava uma aula de Reiki em Fukuyama.

Foi enterrado ao lado do Templo Saioji, em Suginami-Ku, Tókio. Seus alunos colocaram junto à sua tumba um memorial de pedra, onde está descrita sua vida e obra com o Reiki.

De acordo com sua pedra memorial, Usui foi um "curador" bem conhecido e popular, e ensinou um grande número de pessoas por todo o Japão.
O Reiki no Ocidente.
Fonte: www.casadaenergia.com ( história do Reiki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário