domingo, 14 de outubro de 2012

Dança Cigana

 
A Dança Cigana não só faz bem ao corpo, mas também à alma...
Formada por vários ritmos diferentes, cada qual com seu significado, em um composto de leveza, alegria e sentimentos...
Melhor forma de expressão da cultura e magia desse povo, a Dança Cigana nos desperta para a vida!Cada movimento da dança retrata a história dos ciganos e possui sempre um significado místico e espiritual.
Seus movimentos podem expressar sensualidade, amor, raiva, alegria, ou tristeza com a graça de uma dança bonita, atrativa e muito exótica.
Desenvolve no dançarino(a) a coordenação motora, traz flexibilidade e proporciona o alongamento, como também o fortalecimento de cadeias musculares.
Também evita o stress, aumenta a autoestima e a sensualidade.
A Dança Cigana é sensual e alegre, nunca vulgar, as mulheres ciganas aprendems através da dança cigana dominar todos os elementos da natureza e a fazer uso dos mesmos dentro do dia a dia.
Há vários artefatos ciganos como o véu que representa a leveza do espírito do vento, a castanhola a terra fértil como o ventre de uma mulher, o punhal a força, a luta, é o símbolo masculino, o leque mistério, sedução, quando uma cigana dança com o leque ela afasta de seu corpo e de sua alma todos os elementos negativos que possa atrapalhar seu caminho.
O xale remete a ancestralidade da cigana, é abrigo, afago e proteção, a cigana com xale é sinal de respeito às avós anciãs.
 A cigana quando baila com uma rosa em uma das mãos reverencia o amor e a espiritualidade de seu povo, os colares pulseiras, lenços coloridos entre outros enfeites mostram o nível que essa cigana alcançou dentro de seu clã.
O turbante ou lenço mostra um compromisso civil como também o binje em sua testa.
A saia é o traje principal de uma cigana assim como os corpetes ou vestidos, a saia é a essência de uma cigana e as cores revelam sua personalidade.
A dança cigana não tem ligações religiosas, é uma dança que reverencia a beleza da mulher podendo toda pessoa de qualquer credo e idade participar, ciganas sejam elas de sangue ou de alma não são preconceituosas, são livres por natureza e respeitam todas as linhas e formas de expressões.
Nessa dança abarcamos todas as culturas e sons do mundo. A dança cigana trabalha todo o corpo através de seus sublimes e alegres movimentos, sendo uma rica aliada a nossa saúde corporal, mental e psíquica, trazendo equilíbrio, vigor, leveza fortalecendo desta maneira a auto-estima e realçando a feminilidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário